
Os estímulos e a formação do caráter
Autora: Mayra de Castro Miranda Araújo
Os primeiros estímulos que a criança recebe gravam-se em sua retina mental com muita intensidade, porque sua mente é terra virgem e fértil. E, se esses estímulos se repetem com frequência, vão contribuindo para a formação do seu caráter, influenciando toda a sua vida!
Como podemos conceituar o caráter? Qualidade inerente a uma pessoa? Conjunto de traços psicológicos? Modo de ser? Temperamento? Índole?
E, quando dizemos formação do caráter, a que estamos nos referindo? Podemos influir na formação do caráter de alguém, de um filho? Ou será que já nascemos com o caráter definido, sendo, portanto, imutável?
Pensamos que não. Sabemos que podemos mudar, que nossos filhos podem mudar, e encontramos na Pedagogia Logosófica elementos inestimáveis para favorecer, para orientar essa mudança.
Por esse motivo, a fase da infância é tão especial para a vida e deve merecer dos pais e educadores uma atenção muito particular, o maior cuidado, o maior zelo, a maior delicadeza no trato, a maior dedicação, para que os primeiros anos se fixem como fonte de inspiração para os anos que se seguirão.
A repercussão dos estímulos varia de acordo com a idade e as características psicológicas do indivíduo que está sob nossa orientação. Assim, como acontece com uma planta, a criança é aquela mudinha bem delicada que pode murchar com apenas uma breve exposição ao sol forte, pois ela possui uma região mental e outra sensível muito sutis.
Que diferença existe nas repercussões da falta d’água numa mudinha e numa árvore já formada? Certamente uma diferença enorme!
Que tipo de estímulos as crianças devem receber? A Pedagogia Logosófica orienta no sentido de que esses estímulos sejam sempre naturais, positivos, nunca artificiais ou negativos.
Estímulos negativos. Que exemplos de estímulos negativos podemos citar?
- Achar graça nas coisas erradas que a criança faz.
- Ceder a seus caprichos.
- Ameaçá-la ou atemorizá-la de diversas formas: Vou contar para o seu pai; Desse jeito você vai perder o ano; Vou levá-lo pra tomar injeção; Lá vem o guarda; Lá vem o homem do saco; Aí tem fantasma; A professora é brava! Poderíamos comparar esses recursos aos agrotóxicos: resolvem o problema na hora, mas deixam graves consequências!
- Tratá-la com violência, seja com palavras, com o olhar ou mediante imagens negativas ou violentas que lhe são oferecidas na escola ou no lar, na televisão ...
- Permitir que assista a cenas e filmes inadequados, que veiculam imagens terríveis do mal como sendo normais.
- Ser um mau exemplo para a criança, atuando na frente dela de forma desonesta, incontrolada, brusca.
- Utilizar a mentira para que a criança faça o que você quer. E muitos outros!
Sugerimos que fique atento e que observe se tem utilizado esses estímulos negativos com seu(sua) filho(a).
Estímulos positivos. E que exemplos de estímulos positivos podemos recordar?
- Estimular a criança a observar tudo de belo que existe a sua volta: a Natureza, as boas atuações de outras pessoas, as suas próprias atuações.
- Oferecer-lhe bons exemplos de toda ordem, como o entusiasmo e o gosto pelo estudo, trabalho, a alegria de viver e a boa disposição diante das lutas.
- Estimular o saber olhar para dentro de si mesmo ao analisar as situações que vive;
- Relatar para a criança histórias de pessoas que querem ser boas, falar de exemplos de benfeitores.*
- Fazer referências às coisas boas que desfruta e à gratidão que deve cultivar por elas.
- Analisar e valorizar os seus acertos.
- Estudar situações observadas em outros seres, mas que podem ser vivenciadas por ela, estabelecendo em sua mente pensamentos já pensados.
Nossa responsabilidade como pais é enorme! Que possamos oferecer para os nossos filhos estímulos naturais e positivos, que possam contribuir de forma decisiva na formação de seu caráter.
É preciso pensar nessas delicadas e preciosas plantinhas que são nossas crianças e zelar por elas com muito amor!
*Todos os livros do Portal do Logosófico apresentam estímulos positivos para as crianças. Sobre relatos de meninos e meninas que querem ser bons recomendamos especialmente “Chico – o valente”; “Superpoderes de Jorge”; “Construindo Castelos”.
Deixe um comentário